O Casal Sentista é uma aldeia pertencente á freguesia de Santiago, concelho de Torres Novas (distrito de Santarém). Fica situada a 1 km da cidade do Entroncamento, e a 6km da cidade de Torres Novas, e é vulgarmente conhecida pelo Rancho Folclórico e Etnográfico do Casal Sentista. Esta aldeia tem cerca de 370 Habitantes e a sua economia é média-baixa.
Fundado em 1987 o grupo tem vindo a recolher, preservar e divulgar as tradições dos seus passados não só nas danças, trajes e instrumentos mas também nas mais diversas formas culturais de outrora como: a gastronomia, festas e romarias, rezas, adivinhas e lendas.
Em 2001 a estada em Espanha em O Grove a fim de representar Portugal num festival Luso-Galaico;
Em 2003 em França – Rennes - na região da Bretanha.Aqui, fez várias actuações em festivais, incluindo uma actuação para a televisão.

Em 2006 esteve na Turquia onde participou no festival Beycoz em Istambul.


É sócio fundador e director da União das colectividades do concelho de Torres Novas, está inscrito no Rnaj, no Inatel, na Fajudis onde já fez parte da mesa da assembleia geral e onde é actualmente membro do conselho fiscal, na FNAJ, na Confederação portuguesa de colectividades de cultura recreio e desporto, e na federação distrital da mesma confederação. Assume-me como sócio da CPPCCRD, FDSCPCCRD.
Promove actividades de ocupação dos tempos livres dos jovens ligadas a várias Áreas como o Ambiente a defesa do património, jogos populares e actividades musicais durante o ano. Já editou dois trabalhos discográficos. Tem uma escola de tocadores tradicionais. Dedica-se á preservação de artesanato local.
Este grupo, já conta com a realização de dois festivais internacionais de folclore denominado de Interfolk. O primeiro realizado em 2007 e o segundo em 2009, que contaram com a presença de grupos oriundos de Espanha, Turquia, México, Servia, Angola e Portugal. Prevê-se dar continuação a este festival, sendo o próximo em 2012, na cidade de Torres Novas entre outras.
Em 2011, o grupo esteve na ilha da Sardenha, na Itália, a representar Portugal num festival internacional em Milis, denominado de LA VEGA.
Em 2011, o grupo esteve na ilha da Sardenha, na Itália, a representar Portugal num festival internacional em Milis, denominado de LA VEGA.